Para entendermos o que é Coaching Ontológico, primeiro é interessante entender o significado da palavra:
ONTOLOGIA
Onto = Ser | Logia = Estudo
Portanto, Ontologia significa o "Estudo do Ser".
O Coaching Ontológico tem como base a filosofia e a Ontologia é parte da filosofia que estuda a natureza do ser humano e seus processos.
Por isso podemos dizer que o papel do Coach Ontológico é o de acompanhar seu Coachee (cliente) em seu processo de expansão de si mesmo e para isso nos apoiamos no seguinte tripé:
Consciência
Responsabilidade
Aprendizagem
Acreditamos que todos nós possuímos as respostas dentro de nós mesmos, apenas não fomos ensinados a perceber, escutar e respeitar estas repostas.
Quando digo isso, quero dizer que fomos ensinados a pensar apenas de forma racional, e não de forma mais abrangente como: escutar e sentir as nossas emoções, intuição e corpo.
No tripé do Coaching Ontológico a Consciência é de extrema importância pois ela nos ajuda a perceber e ampliar nossa forma de agir e pensar no mundo. Através dela passamos a ver coisas que antes eram inimagináveis ou percebidas.
A Responsabilidade nos mostra que somos responsáveis pelo o que nos acontece da forma como acontece. Através dela paramos de encontrar os culpados e começamos a nos responsabilizar de forma saudável e evolutiva.
É através da Aprendizagem, que podemos evoluir. Você não é a mesma pessoa de 10 anos atrás, que não é a mesma de 1 ano, que não é a mesma de uma hora atrás. Estamos a todo momento aprendendo e evoluindo. Afinal, se com o conhecimento que você tem hoje, você tivesse a possibilidade de voltar no passado, suas atitudes seriam diferentes de antes, não é mesmo!?
Através do Coaching Ontológico é possível entender os porquês da vida que você sempre se questionou mas nunca encontrou as respostas. Você se tornará mais reflexivo, o que não significa que você ficará somente no campo das ideias e imaginação, filosofando sua vida, significa sim que você se sentirá mais forte e mais determinado a agir. O que antes poderia ser impensável em determinadas situações.
Por este motivo dizemos que no Coaching Ontológico,
DESEJAMOS O QUE ACONTECE EM NOSSAS VIDAS
e NÃO o que deveria acontecer.
e Finalizamos com:
VEM VIDA QUE TE QUERO!
No Coaching Ontológico respeitamos e aceitamos o outro como ele é pois acreditamos que todos são capazes de construir a vida que desejam.
Somos um espaço de conversas e pensamento e nosso papel é o de acompanhar os coachees em seus processos de aprendizagem, aumentando seu poder de ação e expandindo o poder de interpretação e conhecimento de si próprio. O que significa mudar a forma como a história de vida é contada. Pois, a partir de uma nova experiência, nós mudamos.
O que mais?
O processo de coaching Ontológico se dá através de perguntas e elas auxiliam na expansão da vida através de reflexões. Após este momento é possível olhar aspectos muito importantes e que foram esquecidos e acabaram se tornando desconhecidos.
O foco do Coaching Ontológico é maximizar as capacidades emocionais e mentais do coachee, gerando novos aprendizados, mudanças positivas e melhores resultados.
O que o coaching não é:
Terapia
Autoajuda
Mentoria
Aconselhamento
Programação neurolinguística (PNL)
Processo de coach tradicional que trabalha com ferramentas mentais
Quais os ganhos do Coaching Ontológico?
Satisfação Pessoal: Quando você sente que sua vida segue da forma como gostaria e se sente realizado.
Superação de barreiras emocionais: Quando você sente que consegue se expressar de forma adequada em todos os campos de sua vida.
Mudanças comportamentais: Quando suas atitudes mudam, independente do que os outros pensam ou façam, pois você passa a criar sua nova forma de agir no mundo.
Ser sustentável: Quando sua vida flui e você se sente um ser completo em todos os campos de sua vida.
Satisfação profissional: Quando sua profissão faz parte de sua vida e você sente prazer por isso.
Onde o Coaching Ontológico pode me ajudar?
Desenvolvimento de liderança: Você é responsável por uma equipe, mas não sente que está sendo efetivo ou que lhe faltam algumas habilidades, este é um bom momento para rever suas habilidades e potencializá-las.
Emoções e sentimentos: Quando você se sente oprimido, menosprezado e injustiçado. Quando as pessoas não agem da forma como gostaria, quando não consegue se expressar ou tem dificuldades de comunicação.
Desenvolvimento de novas habilidades: potencializar e conhecer suas habilidades é o ponto chave para o sucesso pessoal e profissional.
Sentimento de Propósito de vida e realização: quando você sente que algo precisa ser mudado porém não sabe por onde começar ou até sabe, mas não sabe qual caminho seguir.
Alinhamento de vida e trabalho: quando você busca algo que faça sentido para você de forma que vida e trabalho possam caminhar de mãos dadas.
Relacionamento: quando você sente que seu relacionamento não está da forma como gostaria ou não entende por que ainda não encontrou a pessoa certa.
Quando você acredita que é único: quando você que ser o que seu coração manda porém não tem a força que gostaria para bancar esta mudança.
Dúvidas existenciais: quando sente que precisa melhorar em algum ponto ou entender porque certas coisas não acontecem como deseja.
Podemos dizer então que Coaching Ontológico é como uma dança e quem cria a música é o Coachee e o coach é apenas o maestro. O Coachee experimenta a música e a dança e sua vida inteira vai se transformando.
Tudo que é dito é dito por um observador. Humberto Maturana
Comentarios